VISTOS E AUTORIZAÇÕES DE RESIDÊNCIA
Prestamos assessoria para a Solicitação de Vistos e Autorizações de residência para aqueles estrangeiros que desejam morar, trabalhar, empreender e/ou estudar em Portugal.
Nossa assessoria é completa e abrange desde a orientação inicial para a solicitação do Visto ou da autorização de residência, até a conclusão do trâmite a ser realizado.
VISTO x AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA
Visto e Autorização de residência não são a mesma coisa.
O Visto é um documento emitido pelo consulado português que autoriza a entrada do estrangeiro no país e deve ser sempre solicitado no país de origem ou país onde reside. Após a entrada do estrangeiro em território português, este, deverá solicitar a sua autorização de residência.
A Autorização de Residência é solicitada quando o estrangeiro já está em território português. Neste caso, não há mais o que se falar em visto, e sim, autorização de residência.
TIPOS DE VISTO:
-
D1 - VISTO DE TRABALHO
O Visto D1 é um visto de residência para o exercício de atividade profissional subordinada, ou seja, é um visto de trabalho.
Destinado àqueles que possuem um contrato ou promessa de contrato de trabalho em Portugal. Via de regra, este visto é solicitado pelo empregador e deve ser solicitado no país de origem ou de residência do estrangeiro.
-
D2 - VISTO PARA EMPREENDEDORES
O Visto D2, é um visto de residência para o exercício de atividade profissional independente ou para imigrantes empreendedores.
É destinado àqueles estrangeiros que desejam empreender em Portugal e querem implantar um projeto inovador no país.
Também se destina àqueles que tenham um contrato de trabalho ou proposta escrita de contrato de prestação de serviços no âmbito das profissões liberais, como no caso, dos advogados.
-
D4 - VISTO DE ESTUDANTE
O Visto D4 é um visto de residência para investigação, estudo, estágio profisisonal ou voluntariado em Portugal.
Este visto pode ser solicitado no país de origem ou residência, ou mesmo, ser solicitado em território português. No caso de ser solicitado em território português, não mais deverá ser solicidado um visto, e sim, uma autorização de residência para estudos.
-
D7 - VISTO PARA DETENTORES DE RENDAS PRÓPRIAS E APOSENTADOS
O Visto D7 é um visto de residência destinado aos aposentados, religiosos e também, àqueles que vivem de rendimentos próprios, como por exemplo, que tenham rendas de aluguéis, ou mesmo uma reserva financeira em conta poupança.
Este visto deve solicitado no país de oriegem ou de residência do estrangeiro. Não é possível solicitar uma autorização de residência com base neste Visto já estando em Portugal.
TIPOS DE AUTORIZAÇÕES DE RESIDÊNCIA
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA POR ESTUDOS
É solicitada a autorização de residência por estudos, se o estrangeiro estiver em território português.
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA POR REAGRUPAMENTO FAMILIAR
Podem ser reagrupados os familiares daqueles que são residentes em Portugal. Não há um prazo mínimo estabelecido para o estrangeiro reagrupar os seus familiares. Isto quer dizer que, se o estrangeiro tem uma autorização para trabalhar em Portugal, este, poderá reagrupar os seus familiares, como por exemplo, marido ou mulher, filhos menores, ascendentes, etc.
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA CIDADÃOS DE UM PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA O FAMILIAR DE UM CIDADÃO DA UNIÃO EUROPEIA
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA E TRABALHO
- Autorização de trabalho para empreendedores
- Autorização de trabalho subordinado (como empregado).
- Autorização de trabalho para profissional altamente qualificado.
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA DETENTORES DE RENDAS PRÓPRIAS, APOSENTADOS E RELIGIOSOS
-
AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA POR RAZÕES EXCEPCIONAIS, POR MEIO DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
A Manifestação de Interesse é uma autorização de residência concedida ao estrangeiro que já está em território português e, por algum motivo, decidiu permanecer no país e ultrapassou o período de 3 meses em território português, passando a residir de forma irregular. Desta forma, para se regularizar no país, o estrangeiro terá que solicitar a Manifestação de Interesse.
Para tramitar um Visto ou Autorização de Residência em Portugal, entre em contato conosco, clicando aqui.